acupunturaemcriançaacupcomsementesA acupuntura é uma terapia alternativa que vem sendo muito utilizada também em tratamentos de doenças infantis. Os pontos estimulados no bebê ou criança são os mesmos pontos utilizados no adulto. A diferença está somente em como a sessão é conduzida. Como a maioria das crianças se apavora só de se falar em agulhas ou são mais agitadas, podendo retirar as agulhas antes do tempo, a acupuntura é realizada com laser ou pressão. Agulhas normalmente são utilizadas sem problema em crianças maiores de cinco anos.

As crianças são mais sensíveis às dores e por isso as agulhas são colocadas superficialmente com estímulos suaves. As sessões têm um tempo menor (de cinco a dez minutos) e não se estimula mais de dez pontos numa sessão.

As doenças infantis que encontram resultados altamente satisfatórios no tratamento com a acupuntura são as doenças respiratórias, entre as quais a asma, bronquite e rinite. Enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme), distúrbios do sono e dores como enxaqueca, cólicas ou diarreia, falta de apetite, distúrbios de concentração, ranger de dentes, agitação ou hiperatividade também apresentam resultados muito bons.

Os resultados nas crianças aparecem mais rapidamente principalmente se os pais não mostrarem apreensão aos filhos quando o tratamento estiver sendo realizado. Assim os pequenos se sentem mais confiantes e ficam mais tranquilos durante a sessão.

A cura pode existir somente com a acupuntura, assim como pode ser um tratamento simultâneo com medicações. O que pode acontecer é a redução no uso das medicações e dos sintomas da doença. Ainda a acupuntura pode ser usada para amenizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem trazer. O tratamento não tem contra-indicações e não traz efeitos colaterais se for realizado por um profissional especializado em acupuntura.