A acupuntura auricular ou auriculoterapia é uma técnica que usa de estímulos em pontos específicos do pavilhão auricular, com a intenção de estimular terminações nervosas periféricas, que levam o estímulo nervoso até o córtex cerebral que é capaz de reconhecer a área reflexa estimulada e enviar um novo estímulo ao órgão ou região à ser tratada, equilibrando-a. Com, isso, podemos dizer que tal técnica pertence à Reflexologia e estimular pontos auriculares é como se estivéssemos estimulando diretamente o órgão a ser tratado.

O mapa reflexo da orelha não somente foi comprovado na China, mas também cientificamente aclamado após estudos do Dr. Paul Nogier, na França. Atualmente, já existem pesquisas científicas no Ocidente com o uso de Ressonância Magnética Dinâmica que mostram a ligação da orelha com áreas específicas do encéfalo, para cada região diferentemente estimulada.

Os estímulos se dão atraves de agulhas, magnetos, esferas prateadas, douradas, de aço, cristal, sementes de mostarda entre outros. Para que o estímulo ocorra, é necessário que o objeto utilizado chegue até a inervação, para que possa desencadear o arco reflexo cerebral.

A acupuntura tradicional visa à terapia e cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos. O tratamento através da Acupuntura Auricular, visa a normalização dos órgãos e sistemas doentes, estimulando, sedando ou harmonizando os pontos reflexos na orelha,  restabelecendo assim o equilíbrio.

O tratamento não visa apenas tratar o local ou órgão comprometido, mas age sobre todo o sistema, estimulando o mecanismo de compensação e equilíbrio em todo o organismo para sanar o problema. A Acupuntura Auricular regula e normaliza as funções orgânicas como um todo. As diversas funções do organismo estão inter-relacionadas, e se há algum distúrbio alterando esse relacionamento, a doença pode se estabelecer.

A acupuntura auricular, ou auriculoterapia é usada para combater ansiedade, estresse, dor, inflamação, alcoolismo, dependência de antidepressivos, depressão, dependência da nicotina, insônia, pressão arterial e regulariza a fome, ajuda no relaxamento muscular e melhora o humor e o apetite de ex-fumantes.

Tem efeitos preventivos e curativos, que fornecem ao organismo energia suficiente para impedir o surgimento e evolução das doenças.